segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A definição está próxima!


Que bela rodada tivemos ontem! Muitos gols, um gol antológico, mudanças na tabela! Tem gente que ainda prefere campeonato europeu...

O Flamengo venceu o Corinthians e recebeu uma grande ajuda esmeraldina. O São Paulo jogou bem os 20 minutos iniciais, depois viu o Goiás comandar o jogo, manter a posse de bola e cozinhar totalmente a partida.

Ontem, o São Paulo mostrou-se um time desequilibrado. O time campeão dos últimos anos tinha na defesa o seu ponto forte, conseguindo tomar a bola com rapidez, fazendo um gol na primeira oportunidade que aparecesse e depois, com o time adversário aberto, o SPFC aproveitava o contra-ataque e fechava o caixão. Hoje, o time do Ricardo Gomes não tem uma defesa tão segura quanto dos anos anteriores e não consegue matar o jogo quando aparece a oportunidade. Quando fez o primeiro gol, o time simplesmente parou e deixou o Goiás fazer o que bem quisesse na partida. O Vitor voou nas costas do Junior Cesar e foi por esse setor que o São Paulo viu o hepta escorrer pelas mãos. Não se iludam. Flamengo e Inter não irão tropeçar na próxima rodada.

Agora torço pelo Flamengo pelo seguinte motivo: foi o time que mais jogou bola quando precisou, sempre manteve os pés no chão e mostrou ao mundo que Adriano e, principalmente, Petkovic ainda tem lenha pra queimar. O Inter ficou marcado pelo timaço que montou e pelo futebol que não mostrou. Foi um time extremamente irregular. Todos, inclusive este que vos fala, colocava o Colorado como o grande favorito ao título no início do campeonato. O título realmente pode chegar, mas não com o mesmo brilho com que foi desenhado no princípio da competição.

Abraço a todos!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A batalha continua!


O que era esperado quase aconteceu! A tríade LDU-cansaço-altitude bateu o valente time do Fluminense. Isso era previsto. O placar foi inesperado: 5x1! A vitória do Fluminense era algo muito difícil de acontecer, pois o time vem jogando 2 vezes por semana há um bom tempo e, com isso, o desgaste físico é inevitável.

O Fluminense começou muito bem, marcando um gol antes dos 30 segundos iniciais. Mas depois cometeu o erro de ficar o tempo todo atrás, esperando um erro da LDU para sair em contra-ataque. E assim foi o jogo todo. A LDU massacrando o Fluminense, principalmente pela direita, com os ótimos Mendez e Reasco.

O time equatoriano percebeu que o time carioca tinha dificuldades nas bolas chutadas a longa distância e utilizou esse artifício para, praticamente, liquidar as chances do adversário na Copa Sulamericana. O Flu poderia ter utilizado os contra-ataques nas costas dos laterais equatorianos, que subiam e não deixavam ninguém na sobra, mas, talvez, as condições climáticas não permitiram uma entrega maior por parte do time do técnico Cuca, já que todos estavam visivelmente cansados.

Agora cabe aos jogadores do Fluminense esquecer totalmente a Sulamericana e continuar sua maravilhosa saga para sair da zona de rebaixamento, coisa que é absolutamente possível, por tudo que já foi feito até então. O título sulamericano tornou-se impossível? Não, mas a possibilidade de conquista é remota, pois o time da LDU continua tão forte quanto aquele que ergueu o troféu contra o mesmo Fluminense na Libertadores/2008. Mas os comandados do Cuca já provaram que não se pode duvidar do que eles são capazes. Portanto, não digam que a guerra está perdida!

Abraço a todos!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ainda não temos o campeão

Infelizmente não pude acompanhar os jogos desse final de semana, mas posso dizer que o campeonato está muito mais aberto do que possamos imaginar. Com o tropeço de São Paulo e Flamengo, o Internacional chega com uma certa força. Apesar de estar a 3 pontos do líder (ou com uma rodada a menos, se preferirem), o Inter possui a tabela mais fácil dentre os 3 primeiros colocados.
Vejamos:
Inter
Sport (casa) - Santo André (fora)
São Paulo
Goiás (fora) - Sport (casa)
Flamengo
Corinthians (fora) - Grêmio (casa)

O Internacional pega dois times rebaixados nas duas últimas rodadas e tem todas as chances de ganhar seis pontos. Se conseguir isso, tem que torcer demais para o São Paulo perder ao menos uma partida, coisa que, na minha opinião, deve ser muito difícil. O Flamengo tem o final de campeonato mais azedo de todos. Se vocês acham que Corinthians e Grêmio vão aliviar alguma coisa pro Rubro-negro, estão muito enganados. Esses últimos jogos são extremamente visados, e não só pela mídia e por torcedores. Muitos clubes ficam de olho nesses jogos e jogadores em final de contrato jogam a vida nesses confrontos, tentando assim conseguir um bom clube para jogar em 2010.

O São Paulo é favorito simplesmente por ser o atual líder do campeonato. O Flamengo joga o melhor futebol dos três, mas tem a tabela mais complicada. E o Inter, além de ter 3 pontos a menos, é uma equipe muito inconstante. Se tivesse um mini campeonato, onde os três se enfrentassem entre si, apostaria tudo no Flamengo. Mas, da forma que está, o São Paulo está um passinho na frente dos demais.
OBS: Vejam os 2 úlitmos jogos do Sport
Internacional (casa)
São Paulo (fora)

É muito azar mesmo, né?! A queda seria inevitável!

Abraço a todos!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A queda da casa verde


Eu prometo que não vou falar novamente sobre o quanto o time palmeirense é patético, graças, claro, ao seu treinador. O time que já dava sinais de desabamento, ontem mostrou-se totalmente em ruínas.

A briga entre Obina e Maurício só comprovam a fragilidade emocional de um elenco que era tido como grande favorito ao título, mas que hoje corre sério risco de não disputar nem a Libertadores. O desligamento desses jogadores surge numa hora totalmente equivocada, desestabilizando o elenco, colocando a torcida contra o time e, com isso, distanciando ainda mais o Palmeiras dos seus objetivos.

A entrevista do Muricy deixou claro que ele não foi totalmente a favor da rescisão de contrato de Obina e Mauricio. Ele sabia que seus problemas só iriam piorar com essa decisão. Ele sabia que o que estava ruim, estava, naquele momento, só piorando...

Agora, me respondam uma coisa: Vocês acham que se o Palmeiras estivesse jogando um bom futebol, liderando o campeonato, os jogadores teriam trocados aquelas "carícias"?

Outra: Se o time do Muricy fosse líder do campeonato e houvesse a briga, eles teriam sido penalizados da mesma forma? Acredito que não...

Portanto, a atitude e a consequente demissão desses jogadores teve, indiretamente, a mão de quem?

Do Beluzzo eu tenho certeza que não foi, muito menos do Gilberto Cipullo...

Abraço a todos!

Razão e emoção juntos!


Ultimamente tenho torcido pelo Fluminense de uma forma que nunca aconteceu antes. Existe uma comunhão, uma união tremenda entre comissão técnica, jogadores e torcidas! Sim, torcidas! Todos os amantes do futebol bem jogado tem se tornado adepto do time do Cuca. Exceção feita às torcidas de Botafogo, Flamengo e Vasco. Fora esses, acredito que o Brasil inteiro tem acompanhado e torcido por um final feliz dessa grande saga tricolor. E sabe porque? Simplesmente porque a comunhão descrita acima empolga os amantes de futebol.

O time é a cara do seu treinador, que sempre foi taxado como uma pessoa muito passional. Sempre considerei o Cuca o ponto inicial da grande história do São Paulo a partir de 2004 pra cá. Para quem não se lembra, ele trabalhava no Goiás e foi contratado pelo São Paulo, trazendo do clube esmeraldino a espinha dorsal do time campeão da Libertadores e Mundial de 2005: Fabão, Josué, Danilo e Grafite. Ele implamtou o esquema 3-5-2, utilizado até hoje pelo Tricolor Paulista. E esse empolgante Fluminense joga com o mesmo esquema tático, mas com uma urgência, uma paixão e uma necessidade de vitória poucas vezes vistas no futebol moderno. E essa carga emocional tem a cara do Cuca!

É gostoso ver o Flu jogar. A começar pela torcida, que tem dado um show a parte! Bandeiras, faixas, hinos, mosaicos. Tudo isso embeleza o grandioso Maracanã e transmite a energia necessária para todos em campo. Rafael tem sido um goleiro muito mais seguro do que o já experiente Fernando Henrique. O trio de zaga formado por Gum, Dalton e Digão passam a devida segurança e seriedade para o elenco. Diguinho oferece proteção para essa defesa, liberando os bons laterais Mariano e Dieguinho, principalmente o primeiro, que tem avançado muito pela diagonal, criando boas chances de gol. Mas a cereja do bolo é um determinado trio...

Sabe aquele funcionário super aplicado, organizado, quieto e que sempre surpreende na hora exata? O Fluminense encontrou esse perfil num argentino chamado Conca. Com grande visão de jogo e categoria, Dario Conca consegue ser um camisa 10 sem aparecer nos holofotes no final do jogo. Mas não porque não seja procurado pela imprensa. Mas simplesmente porque não gosta de falar. Ele se expressa pelo que faz em campo. E se expressa melhor que muito falador que tem por aí!

Que grande jogador é esse Maicon! Esse garoto tem todas as características de um grande atacante. É rápido, dribla bem, tem bom passe e, sempre que necessário, faz seus gols. Além da raça, muita raça! O que esse menino jogou contra o Cruzeiro, por exemplo, foi uma barbaridade! Se não se perder pelo caminho, tem um futuro brilhante.

E tem o Fred... após um período negro de falta de gols e contusões, Fred vestiu não só a camisa, vestiu também a causa tricolor, tornando-se o capitão e líder desse time. Tem feito gols importantes e sua experiência tem sido primordial para essa fase do Fluminense. E ontem foi uma prova dessa liderança. Enquanto jogadores e comissão técnica proporcionavam uma verdadeira batalha campal no gramado, Fred fazia parte da famosa turma do "deixa disso", separando os brigões e dando até informações para a polícia, apontando os causadores da desordem.

Com brigas, pedradas, sangue e, principalmente, pelo ótimo futebol apresentado nos últimos jogos, o Fluminense pode ser considerado como o time do momento. E com a benção de João de Deus, o Flu se afasta do rebaixamento e vai ao encontro da Sulamericana.

A BENÇÃO JOÃO DE DEUS!

Abraço a todos!

domingo, 15 de novembro de 2009

Robinho ou Nilmar?


Ontem aconteceu o penúltimo teste antes da Copa do Mundo. O Brasil ganhou da equipe reserva da Inglaterra por 1x0, gol do atacante Nilmar. É de conhecimento público que a Seleção Brasileira está praticamente montada, restando poucas dúvidas em relação à zaga, lateral-esquerda (este setor totalmente em aberto) e um atacante. Pra mim, não restam dúvidas que Luís Fabiano, Robinho e Nilmar estão garantidos na maior competição de futebol do mundo. No entanto, acredito que teremos mudança no ataque titular da equipe de Dunga.

Convenhamos que este não foi um bom ano pro Robinho. Algumas lesões e poucas exibições atrapalharam o atacante do Manchester City em 2009 e isso abriu espaço para Nilmar deixar sua marca. O jogador do Villareal tem mostrado tudo que Robinho mostrou nos últimos anos com a camisa amarela, mas com um grande diferencial: finalização.

O Robinho é rápido. Nilmar também. Robinho ajuda na marcação. Nilmar também. Robinho dribla bem. Mesmo sem tanta plasticidade, Nilmar também dribla bem. Robinho finaliza bem? Nem tanto... Já Nilmar, dentro da área, tem a capacidade de finalização de grandes camisas 9. Chuta bem com as duas pernas, cabeceia bem e se coloca bem dentro da área. Junte isso a boas jogadas pelas pontas do campo e você tem em mãos um segundo atacante perfeito para jogar ao lado de Luís Fabiano.

Nilmar passa por uma excelente fase e com certeza o Dunga está de olho nisso. Robinho foi o grande nome da Copa América, mas nem por isso, terá cadeira cativa no time titular.

Robinho que se cuide...

Abraço a todos!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Novidade na grande área!


Aí galera!

Se você ama futebol, gosta de boas opiniões e principalmente discutir futebol com quem entende do assunto, indico um novo blog que já está no ar: fussballeverton.blogspot.com

Desejo toda a sorte do mundo ao idealizador desse blog, Éverton!

Vai nessa parceiro e lembre-se: se derrubar É PÊNALTI!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A verdadeira face do "campeão"


Não escondo de ninguém que não gosto do trabalho do Muricy Ramalho. E eu nem estou falando da sua relação de ódio com alguns setores da imprensa, da forma com que ele trata alguns profissionais dessa área. Nada disso! Falo realmente do seu trabalho como treinador de futebol!

Em seu próprio livro (São Paulo Campeão, Autores: Muricy Ramalho e Ingo Ostrovsky), ele deixa claro que futebol é, basicamente, não deixar o adversário jogar. Só que isso funciona quando ele tem peças que façam o time funcionar com esse tipo de jogo. Só que isso não está acontecendo com o Palmeiras, fazendo o time cair de rendimento numa reta decisiva de campeonato.

Ontem foi um exemplo claríssimo do que é um time muricyano. Time defensivo, com 2 volantes de marcação, alas que só sobem até a intermediaria e um camisa 10 que vira terceiro atacante. Tá difícil? Vamos de novo!

Lembram quando o Muricy ficava chorando no São Paulo, dizendo que não tem um meia, um autentico camisa 10? Pois é, ele tinha um, mas preferiu transformá-lo em lateral direito. O nome do sujeito? Souza, hoje meio-campo do Grêmio, ao lado do Tcheco.

Voltando ao assunto Palmeiras...

Reparem uma coisa: O Palmeiras jogou contra o lanterna do campeonato com 3 zagueiros e dois volantes de marcação. Quando os laterais avançavam, alguém teria que encostar neles, pra tentar alguma tabela, criando assim, uma jogada de linha de fundo. Mas isso não acontece no Palmeiras, pois, quem deveria fazer isso seria um "camisa 10", que no time alvi-verde chama-se Diego Souza. Mas, o que o técnico manda fazer? Faz com que Diego Souza vá para a área, transformando-o em 3° atacante. Portanto, como o lateral não tem com quem tabelar, ou ele volta a bola para a defesa, ou ele faz o cruzamento da própria intermediária, até porque, dentro da área haverá 3 atacantes!

Mas dirão, "ah, isso é muito bom! É uma jogada que dá certo!". Eu sei que dá certo! Mas acaba se tornando a única jogada do Palmeiras: após o cruzamento da intermediária acontece 1) Algum jogador palmeirense cabeceia a bola em direção ao gol; ou 2) algum palmeirense pega essa bola de costas pro gol, fazendo a função de pivô e tocando pra quem vem de trás (vide 1° tento alvi-verde contra o Sport, ontem); ou 3) A zaga adversária corta (o que acontece com mais frequência e acontecerá ainda mais, graças a previsibilidade do time do Muricy Ramalho).

O São Paulo sagrou-se tricampeão brasileiro jogando dessa forma, pois os jogadores eram compatíveis com esse tipo de jogo. O Palmeiras não! Por isso o time vem fracassando.

Eu acho o Muricy um péssimo treinador? Não! Mas acho que ele deve montar um time de acordo com o que ele tem em mãos, não dar o mesmo padrão tático pra jogadores de características diferentes...

Senão fica parecendo treinador de Winning Eleven... rsrs

Abraço a todos!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O medo de perder


Há pouco tempo ouvi a seguinte frase: "O medo de perder tira a vontade de ganhar". E foi exatamente isso que aconteceu ontem no abarrotado Mineirão.

Quando um amigo atleticano me disse que o Atlético/MG entraria em campo com Renan e Jonílson como volantes, eu fui categórico: "Vocês vão perder esse jogo!". E a razão é muito simples: como eu já citei aqui no blog, o ponto forte do Galo são seus volantes. A velocidade e a função de elemento surpresa do Serginho (ou Márcio Araújo) sempre foram os motivos de bons jogos e vitórias da equipe atleticana.

Mas eu pergunto: por qual motivo modificar um time, tirando dele um dos seus pontos fortes pra jogar com 2 jogadores exclusivamente de marcação? Pra marcar quem?

Ah, aí vão dizer: "Pô, vamo marcar o Pet e o Adriano, né?!"

Ok! São grandes jogadores e realmente fazem a diferença. Mas dentro de casa e com o estádio lotado, o Atlético tinha a OBRIGAÇÃO de ir pra cima! Não pode-se confundir respeito com medo e foi justamente isso que o Galo fez.

O Flamengo veio à campo com 3 homens de marcação: Maldonado, Willians e Airton. E com razão! Afinal, só Kamikazes veem ao Mineirão e partem pra cima do adversário, seja ele Atlético ou Cruzeiro. A chance de se dar mal é enorme!

Com Jonílson, Renan, Corrêa e Ricardinho, o meio campo do Galo ficou lento e previsível. E isso só facilitou a vida dos flamenguistas. Com bons jogadores na marcação, não deixaram Ricardinho e Correa jogarem. Simples, né?! Seguraram o Léo Moura para bloquear as subidas do limitado Thiago Feltri e está feita a vitória do Flamengo.

O Pet continua o mesmo: pega poucas vezes na bola, mas quando o faz... não se esqueçam que o escanteio do primeiro gol surgiu de um lançamento de Petkovic para Zé Roberto, que chutou e Carini espalmou pra fora.

E que cobrança de escanteio! Gol olímpico, no primeiro pau e no ângulo! Coisa pra poucos, pouquíssimos!!!

Bem, Celso Roth chegou com muita desconfiança da torcida, arrumou o time e o levou para o G4 com méritos. Um dos méritos foi ter descoberto um meio campo rápido e aguerrido. Mas o medo de perder o fez modificar a forma de jogar que deu certo durante todo o campeonato e, com isso, cair uma posição na tabela.

Título? Agora eu já acho muito difícil... O Atlético/MG ainda tem dois grandes adversários: Internacional e Palmeiras. Mas a vaga na Libertadores ainda está disponível e o Galo tem tudo para conquistá-la! Desde que não tenha mais medo de perder...

Abraço a todos!