quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma idéia para o Império do Amor...


E o Império do Amor voltou a ser notícia.

Mas, infelizmente, o foco das notícias não são os gols ou belas jogadas entre Vágner Love e Adriano.

A vida extra-campo a dupla tem sido alvo de inúmeras polêmicas: briga com mulher, bebidas e, agora, envolvimento com cidadãos armados e compra de bens para mãe de traficante (Importante: essa mãe tem 64 anos de idade e nunca tirou carteira de habilitação!)

Pois bem, o que o jogador faz em seus momento de folga é problema única e exclusivamente dele, igual a qualquer trabalhador brasileiro.

Mas não dá pra negar que pega muito mal esse envolvimento com pessoas ligadas ao tráfico, mas também não dá fazer esses jogadores negarem suas raízes, virarem as costas para o lugar em que cresceram e que ainda o acolhem após o estrelato.

Esse paradoxo acaba gerando críticas da mídia e indignação de boa parte da população, que não aceita ídolos envolvidos com a marginalidade, mesmo que eles não participem ativamente desses atos ilícitos.

Mas, como eu disse acima, Vágner Love e Adriano são ÍDOLOS!

Saíram da favela, ganharam os gramados do mundo com dribles e gols, vestiram a camisa amarela mais poderosa e temida do mundo!

Ou seja, são exemplos para os garotos da favela onde frequentam!

Através deles, crianças e adolescentes percebem que é possível vencer na vida, mesmo estando num meio quase sempre hostil e de poucas oportunidades. E, além de vencer, eles ainda voltaram pra casa, para o lugar de origem, demonstrando humildade e fidelidade às raízes.

Dito isso, o Império do Amor deveria criar formas para diminuir críticas, utilizando a própria comunidade para isso.

Porque não fundar algum projeto de inclusão social dentro da favela e divulgar isso para todos? Levar para a população carente esporte, cursos técnicos e lazer? Fazer uma parceria com o Flamengo ou qualquer outro clube, com o intuito de garimpar novas promessas para o futebol, basquete, vôlei ou qualquer outra modalidade esportiva?

O exemplo de vida deles seria uma grande propaganda de divulgação do projeto.

Evitando expor publicamente suas imagens nas horas de folga junto com a fundação e o possível sucesso desse projeto traria a ambos um certa tranquilidade na vida profissional e pessoal.

Enquanto suas imagens estiverem ligadas somente com o lado ruim da história, as críticas continuarão e suas notícias serão sempre escritas pelas supostas "pessoas ruins".

Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Eles são exemplos de superação mesmo... mas realmente pega mal algumas atitudes. Abraços amigão!

    ResponderExcluir