segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

E não importa se é coroa...


Existe uma música sertaneja muito antiga que diz: "Panela velha é que faz comida boa". Ah, todo mundo já disse isso pelo menos uma vez na vida, seja no sentido realmente culinário da frase, seja em outras situações mais interessantes da vida.

Mas como esse é um blog que fala sobre futebol, daremos à essa frase tão popular o sentido propício às intenções desse ambiente!

É inegável que o atual campeão brasileiro teve seus melhores momentos através dos pés de Petkovic, um jogador no auge dos seus 37 anos. Mas também não podemos esquecer que o brilhantismo do sérvio foi se apagando no decorrer das partidas (não estou dizendo que ele jogou mal, digo apenas que o rendimento técnico caiu), com certeza em decorrência da parte física, principal vilã dos atletas mais experientes.

E nesse Brasileirão, outras "panelas velhas" também fizeram um belo banquete como Marquinhos (Avaí), Gilberto (Cruzeiro) e o incansável Iarley (ex-Goiás).

Mas a minha pergunta é: será que o sucesso desses jogadores encorajaram outros clubes a apostar na experiência, em vez de dar chances a jogadores mais novos? Será que esses atletas ainda tem lenha física e, principalmente, motivacional para queimar?

Faço essa pergunta devido às contratações feitas por grandes clubes do futebol brasileiro.

O Corinthians é o maior exemplo disso. O time de Parque São Jorge trouxe o penta-campeão Roberto Carlos, o meia Tcheco e o já citado atacante Iarley.

O Cruzeiro renovou o contrato do zagueiro Claudio Caçapa.

Veícula-se que o Avaí está sondando Sávio (ex-Flamengo) e Mineiro (ex-São Paulo).

E o Santos quer apostar novamente no grande jogador do Brasileirão/95, Giovanni, coisa que, por sinal, já foi feita e sem um traço de sucesso...

Essas contratações são sempre um grande risco para o clube, pois o atleta está sempre propício à lesões ou à um baixo rendimento em campo, seja por questões técnicas ou motivacionais. Mas, por outro lado, pode dar certo, gerando grandes frutos, não só em campo (graças à experiência), mas também no setor de marketing, com vendas de camisas e outros acessórios relacionados ao craque.

Imagine, por exemplo, se o Giovanni resolve jogar bola. Todo santista vai querer uma camisa com a 10 nas costas.

E o nome estampado não será somente Pelé!

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Oi,Erico!
    Feliz ano novo!
    Conheci o outro blog que vc e o Wawá estão participando.
    Muito bom!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, panela velha é que faz comida boa mesmo, tanto no futebol quanto em outras coisinhas mais. hahahahaha...
    Beijos

    ResponderExcluir