sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quando o caro sai barato


O Corinthians anunciou um patrocínio de aproximadamente R$41 milhões junto à empresa Hypermarcas. Ela irá pagar R$28 milhões pelo espaço principal (parte frontal da camisa) e R$13 milhões pelas mangas, axilas e ombros. Ainda correm informações que esse valor pode aumentar com a conquista da Libertadores da América e que a diretoria também está vendendo espaço para estampar outras marcas no calção da equipe.

Deixemos o lado estético de lado...

Vamos analisar outros pontos...

No início do ano passado, o São Paulo bateu o pé, dizendo que só fecharia um contrato de patrocínio pelo valor de R$30 milhões. Não conseguiu. Tanto não conseguiu, que acabou fechando um contrato com a mesma empresa que patrocina o clube há anos, por um valor 40% abaixo do pretendido inicialmente, fazendo isso com certo desespero, pois não podia correr o risco de fechar o ano no vermelho, até porque não houve venda de jogador por um valor significativo.

Aí eu digo um dos motivos pelo qual o São Paulo não conseguiu fechar esse contrato:
Falta de atrações!

Apesar de ter sido tri-campeão brasileiro consecutivo, possuir uma fantástica estrutura física e uma boa base administrativa, há um bom tempo o São Paulo não possui um elemento capaz de atrair mídia, torcida e, consequentemente, grandes patrocínios.

O nome desse elemento?

Craques!

Quando o Corinthians iniciou o projeto para a contratação do Ronaldo, um dos grandes questionamentos era sobre o valor gasto para a manutenção de um jogador desse nível. E a diretoria alvi-negra mostrou que a vinda de um jogador com status internacional é viável exatamente por ser altamente lucrativa.

Um atleta como Ronaldo, gera receitas em vários âmbitos como venda de camisas e acessórios relacionados com o nome do craque, bilheteria, propostas de amistosos internacionais, maior divulgação do nome Corinthians em solos estrangeiros, entre outros

Todos esses benefícios pagam os honorários de Ronaldo. E o resto é lucro para o clube e orgulho para a torcida!

Agora, junte à esse pacote atrativos como a participação da equipe na Libertadores da América (com um time super competitivo), ano de centenário, jogadores como o próprio Ronaldo e Roberto Carlos, uma torcida forte, participativa e fiel e um possível encontro com o Real Madrid e você terá o melhor lugar no território latino-americano para estampar sua marca.

Por tudo isso, a diretoria corinthiana e seu setor de marketing merecem os parabéns pela iniciativa e coragem de trazer alguém "inviável" para a realidade brasileira e, principalmente, por mostrar a outros clubes que o futebol brasileiro possui caminhos para tornar-se rentável, utilizando para isso a importação de craques consagrados e não a exportações de futuras promessas!

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Fala, cara!

    Concordo plenamente, e em 2008 eu dizia que o Dep. de Marketing do Corinthians tinha, enfim, sido criado. Desde coisas pequenas, como criar um terceiro uniforme, já se via um departamento atuante, algo que não existia na gestão Alberto Dualib.

    É o tipo de coisa: sou são paulino, mas não deixo me cegar, e o Corinthians merece ser aplaudido pelo profissionalismo com que resolveu encarar o futebol.


    Abraços!
    www.futebolaocubo.blogspot.com

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  2. O Corinthians fechou contrato com a Hipermarcas pelo valor de 38mi de Reais sendo que 12 milhões é parte somente do jogador Ronaldo.

    Por outro lado o SPFC vendeu o espaço para a LG no ano passado por 24 milhões de Reais e neste ano solicitou o aumento para 30 milhões. É neste valor que está sendo cogitado o novo patrocinador do time, mais os 10 milhões da manga, totalizando 40 milhões de reais sem o estilo páginas amarelas de muitos times do campeonato brasileiro.

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