terça-feira, 11 de maio de 2010

Coerência, falta de ousadia e rumo ao hexa!


E o Capitão do Tetra chamou um grupo à sua imagem e semelhança.

Grupo sério, marcador e coerente, com muita força e pouca técnica.

Dunga não chamou os badalados Ganso e Neymar, excluiu o descompromissado Adriano e nem cogitou a presença de Ronaldinho Gaúcho.

Queiram ou não, gostem ou não, o grupo chamado venceu todas as competições que disputou, portanto, vamos à Copa com um time de pouco talento individual, mas de muita pegada, marcação e competitividade.

Veja abaixo a lista:

Goleiros: Júlio César, Gomes e Doni

O primeiro da lista é inquestionável. Melhor do mundo na posição! "Só isso" já justifica sua convocação. Por incrível que pareça, a única surpresa que tive no momento de toda a convocação foi a ausência de Victor, do Grêmio, pois ele estava sendo chamado com frequência e imagino a frustração desse grande goleiro ao ficar fora da lista. Não levaria o Doni, mas, pela declaração de Dunga, o atual reserva da Roma foi pelo seu comprometimento pela seleção, que ficou explícito na convocação para o amistoso contra a Inglaterra.

Zagueiros: Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão

Três veteranos e um novato fora de série. Nosso setor defensivo é inquestionável. Poderíamos tirar qualquer um dos nomes acima e acrescentar nomes como Alex Silva, Alex (Chelsea) ou Miranda que estaríamos bem servidos nessa posição.

Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos

Apesar de ser taxado como o "bode espiatório" do último mundial, eu levaria o Roberto Carlos pelo futebol que ele vem apresentando no Corinthians, pela experiência e, principalmente, pelo fato de nenhum jogador ter realmente assumido a camisa nº 6 desde a última Copa do Mundo. Mas, a convocação feita pelo Dunga nesse setor tem grandes vantagens: de 4 jogadores, 3 jogam em outras funções. Além da lateral-direita, Dani Alves pode jogar na lateral-esquerda e também na meia-direita, posição essa na qual Michel Bastos ocupa no Lyon e também pode ser utilizado na Seleção. Já Gilberto pode ocupar a posição de meia-ofensivo, fazendo as mesmas jogadas que vem fazendo no Cruzeiro. Também creio que as escolhas foram satisfatórias.

Volantes: Gilberto Silva, Josué, Kléberson, Ramires, Elano e Felipe Melo

Aqui é a casa da discórdia! Volantes em excesso. Muita marcação, pouca criação. Felipe Melo e Kléberson não vêm atuando bem. Mas é o jeito Dunga de ver futebol, filho legítimo do time que nos trouxe o tetra com Mauro Silva, Dunga e Mazinho no meio-campo. E que também ganhou a Copa América e a Copa das Confederações. Nossa seleção está armada desde o início com 3 volantes e não vai ser na Copa do Mundo que isso vai mudar. É a famosa coerência do Dunga. Mas acredito que durante a Copa Daniel Alves ganhará um lugar nesse meio-campo.

Meias: Kaká e Júlio Baptista

Pra quem já foi à Copa com Rivelino, Zico, Sócrates, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros, esse time é o que mais carece de talento no meio campo. Caso aconteça algo com Kaká, o meio será fechado com Júlio Baptista, que não é o pior dos mundos, mas não é um jogador que faça algo imprevisível, que pode mudar o rumo de uma partida num lance genial. Seria aí que Ganso poderia fazer a diferença. Era aí que Dunga poderia ganhar os torcedores e a opinião pública. Até concordo com declarações do Dunga como: "Tenho que avaliar os jogadores na seleção. Acompanho o que fazem no clube. Eles são jogadores fantásticos, mas para ir à Copa é preciso ter passado antes pela Seleção. Não é um lugar para fazer experiências", mas acredito que ousadia também é um bom caminho para o sucesso.

Ataque: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite

Dois homes de área e dois velocistas. A ausência de Neymar já era esperada, pois já temos 2 jogadores na mesma posição dele. A maior "surpresa" foi a ausência do Adriano, que, na verdade, fez de tudo pra não ser convocado. Grafite foi chamado por ter as mesmas características físicas do Imperador, pois, tecnicamente, temos jogadores melhores que ele, como Fred e Alexandre Pato.

Agora só nos resta torcer!

Que Dunga e suas conviccções e coerências estejam certas e nós, torcedores, estejamos errados!

Não espero futebol arte, dribles desconsertantes e jogadas geniais.

Desse time espero disciplina, garra, vontade e, no dia 11 de julho, a tão sonhada taça!

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Por incrível que pareça também fiz a minha análise acerca dessa seleção e ela se parece um pouco com a sua. E tanto quanto você. vou torcer pela taça. Os comentaristas estão tão desconfiados dessa seleção que já estão dando a taça à Europa. Prefiro não pensar assim, afinal, se eles já ganharam, pra que torcer, não é? Eu, hein!

    Muito boa a sua postagem! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tomara que o anão esteje certo... rsrsrs... rumo ao caneco! :D Beijos amigo

    ResponderExcluir