segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Altitude 2x1 Brasil - Algumas considerações


Ainda não entendo os motivos pelos quais a FIFA ainda não proibiu jogos na altitude. É visível a dificuldade enfrentada pelos países que precisam subir o morro para enfrentar seleções como a Bolívia, por exemplo. E não falo somente da dificuldade de respirar! O tempo de bola é outro fator que complica a vida de jogadores acostumados a jogar em campos no nível do mar. Se você acha que Júlio César falhou nos gols, pense na mudança de velocidade da bola nas condições encaradas pela Seleção na tarde de ontem.

Devido a esses fatores extra-campo, não devemos analisar individualmente jogadores como Diego Souza, por exemplo. O meia do Palmeiras é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro e está na equipe de Dunga por méritos. Por esse motivo, acho que ele deve ter outras chances na seleção, até porque, Kaká ainda não possui um reserva imediato e essa vaga está sendo disputada por Diego Souza, Alex (ex-Inter, atual Spartak Moscou-RUS) e Diego (Juventus-ITA).

Mais uma coisa deve ser ressaltada: a cada dia que passa, Daniel Alves torna-se mais titular no meio-campo do Brasil. Atualmente, ele é o principal responsável pela ligação entre defesa e ataque, ao lado do Kaká. E além de apoiar o time ofensivamente, através de assistência, abrindo espaços e chutando à gol, ele também ajuda na marcação, principalmente do lado direito da defesa brasileira.

Ontem foi um grande exemplo da importância de Daniel Alves. O time brasileiro tinha enormes dificuldades para avançar ao ataque, exatamente porque o lateral do Barcelona não conseguia espaço para fazer a ligação defesa-ataque. As chances surgiram exatamente quando Alves se apresentou e conseguiu fugir da marcação.

Outro fato curioso: o gol brasileiro surgiu na primeira vez em que Maicon subiu para o ataque. Isso só demonstra o quanto o lado direito do Brasil está bem servido, tanto com Maicon quanto com Daniel Alves.

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário