quinta-feira, 29 de outubro de 2009

São Paulo 1x0 Internacional - Algumas considerações


Um show de passes errados no Morumbi, um erro inicial de Ricardo Gomes (corrigido infelizmente pelo destino) e um gol. No jogo dos dois melhores elencos do Brasil (elencos, não times, pois hoje, pra mim, o melhor time chama-se Clube Atlético Mineiro), o que se viu foi uma sucessão de erros de passes. Algo que eu acho inadmissível, primeiro pela qualidade dos atletas envolvidos no confronto, e segundo, pelo tamanho do campo do Morumbi. Claro que entra o lado psicológico dos jogadores, a pressão para conquistar a liderança. Mas tanto São Paulo quanto Internacional possuem jogadores experientes, portanto o erro de passe não pode ser justificado pelo lado emocional dos atletas. Passe é fundamento básico do futebol, chega a ser revoltante ver jogadores profissionais errarem passes de 10 metros, ainda mais em gramados como o do Morumbi, Mineirão e Maracanã.

Quem falou com o Ricardo Gomes que o Richarlyson é lateral esquerdo? A queda de rendimento do Richarlyson foi gritante quando ele foi deslocado para esse setor, principalmente quando ele foi convocado para a Seleção Brasileira. O que significa que quem "estragou" o futebol do melhor volante do Brasileirão 2007, foi seu próprio "criador": Muricy Ramalho. Mas aí já é outra questão... Mas pra "sorte" do São Paulo, Richarlyson saiu machucado, dando lugar ao Júnior César. A partir daí, o meio tricolor voltou a funcionar (apesar dos erros de passes).

Apesar da boa fase do Richarlyson, acredito que a manutenção do Jean no meio e do González na lateral direita dá mais opções ofensivas pra equipe, sem perder a força de marcação no meio, pois Jean marca tão bem (ou até melhor) quanto o Richarlyson, mas com a vantagem de errar menos passes e de ter mais uma alternativa ofensiva, pois Jean tem melhorado muito seus chutes de longa distância. Ah, um fato curioso: o gol mais bonito de toda a rodada, não valeu! Após uma falta do Hernanes na intermediaria colorada, Jean soltou uma bomba e a bola balançou as redes! O Lauro se esticou, mas a bola foi realmente indefensável! Pena que o lance estava parado, pois seria um lindo gol!

O gol do jogo surgiu num lance de escanteio, no último lance do primeiro tempo. Puro oportunismo de Washington, que aproveitou um vacilo da zaga colorada para abrir o placar. É incrível como um time como o Inter, toma um gol de escanteio cobrado por baixo. Falha da zaga e mérito de Washington que estava na hora certa e lugar certo!

No segundo tempo, foi pressão do Internacional. Mario Sérgio congestionou o meio campo com jogadores habilidosos, mas o time só jogava de uma única maneira: bolas na área. Com um único atacante fixo (Alecsandro), sempre bem marcado pela alta defesa tricolor, ficou difícil qualquer reação do time gaúcho. Pra melhorar a marcação, Ricardo Gomes tirou Adrian González e colocou Zé Luis.

Mas ainda não entendo a substituição de Dagoberto por Hugo... Não entendo o que os treinadores veem no Hugo... Mas o objetivo foi concluído e o São Paulo está na liderança provisória do campeonato. Por quanto tempo, só o término da rodada de hoje vai dizer, mas, apesar de todo equilíbrio deste campeonato, ainda acho o Atlético o time mais preparado para levar a taça.

Ah, não posso deixar de ressaltar uma coisa: grande partida do Bosco!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário