quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Razão e emoção juntos!


Ultimamente tenho torcido pelo Fluminense de uma forma que nunca aconteceu antes. Existe uma comunhão, uma união tremenda entre comissão técnica, jogadores e torcidas! Sim, torcidas! Todos os amantes do futebol bem jogado tem se tornado adepto do time do Cuca. Exceção feita às torcidas de Botafogo, Flamengo e Vasco. Fora esses, acredito que o Brasil inteiro tem acompanhado e torcido por um final feliz dessa grande saga tricolor. E sabe porque? Simplesmente porque a comunhão descrita acima empolga os amantes de futebol.

O time é a cara do seu treinador, que sempre foi taxado como uma pessoa muito passional. Sempre considerei o Cuca o ponto inicial da grande história do São Paulo a partir de 2004 pra cá. Para quem não se lembra, ele trabalhava no Goiás e foi contratado pelo São Paulo, trazendo do clube esmeraldino a espinha dorsal do time campeão da Libertadores e Mundial de 2005: Fabão, Josué, Danilo e Grafite. Ele implamtou o esquema 3-5-2, utilizado até hoje pelo Tricolor Paulista. E esse empolgante Fluminense joga com o mesmo esquema tático, mas com uma urgência, uma paixão e uma necessidade de vitória poucas vezes vistas no futebol moderno. E essa carga emocional tem a cara do Cuca!

É gostoso ver o Flu jogar. A começar pela torcida, que tem dado um show a parte! Bandeiras, faixas, hinos, mosaicos. Tudo isso embeleza o grandioso Maracanã e transmite a energia necessária para todos em campo. Rafael tem sido um goleiro muito mais seguro do que o já experiente Fernando Henrique. O trio de zaga formado por Gum, Dalton e Digão passam a devida segurança e seriedade para o elenco. Diguinho oferece proteção para essa defesa, liberando os bons laterais Mariano e Dieguinho, principalmente o primeiro, que tem avançado muito pela diagonal, criando boas chances de gol. Mas a cereja do bolo é um determinado trio...

Sabe aquele funcionário super aplicado, organizado, quieto e que sempre surpreende na hora exata? O Fluminense encontrou esse perfil num argentino chamado Conca. Com grande visão de jogo e categoria, Dario Conca consegue ser um camisa 10 sem aparecer nos holofotes no final do jogo. Mas não porque não seja procurado pela imprensa. Mas simplesmente porque não gosta de falar. Ele se expressa pelo que faz em campo. E se expressa melhor que muito falador que tem por aí!

Que grande jogador é esse Maicon! Esse garoto tem todas as características de um grande atacante. É rápido, dribla bem, tem bom passe e, sempre que necessário, faz seus gols. Além da raça, muita raça! O que esse menino jogou contra o Cruzeiro, por exemplo, foi uma barbaridade! Se não se perder pelo caminho, tem um futuro brilhante.

E tem o Fred... após um período negro de falta de gols e contusões, Fred vestiu não só a camisa, vestiu também a causa tricolor, tornando-se o capitão e líder desse time. Tem feito gols importantes e sua experiência tem sido primordial para essa fase do Fluminense. E ontem foi uma prova dessa liderança. Enquanto jogadores e comissão técnica proporcionavam uma verdadeira batalha campal no gramado, Fred fazia parte da famosa turma do "deixa disso", separando os brigões e dando até informações para a polícia, apontando os causadores da desordem.

Com brigas, pedradas, sangue e, principalmente, pelo ótimo futebol apresentado nos últimos jogos, o Fluminense pode ser considerado como o time do momento. E com a benção de João de Deus, o Flu se afasta do rebaixamento e vai ao encontro da Sulamericana.

A BENÇÃO JOÃO DE DEUS!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário