quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A verdadeira face do "campeão"


Não escondo de ninguém que não gosto do trabalho do Muricy Ramalho. E eu nem estou falando da sua relação de ódio com alguns setores da imprensa, da forma com que ele trata alguns profissionais dessa área. Nada disso! Falo realmente do seu trabalho como treinador de futebol!

Em seu próprio livro (São Paulo Campeão, Autores: Muricy Ramalho e Ingo Ostrovsky), ele deixa claro que futebol é, basicamente, não deixar o adversário jogar. Só que isso funciona quando ele tem peças que façam o time funcionar com esse tipo de jogo. Só que isso não está acontecendo com o Palmeiras, fazendo o time cair de rendimento numa reta decisiva de campeonato.

Ontem foi um exemplo claríssimo do que é um time muricyano. Time defensivo, com 2 volantes de marcação, alas que só sobem até a intermediaria e um camisa 10 que vira terceiro atacante. Tá difícil? Vamos de novo!

Lembram quando o Muricy ficava chorando no São Paulo, dizendo que não tem um meia, um autentico camisa 10? Pois é, ele tinha um, mas preferiu transformá-lo em lateral direito. O nome do sujeito? Souza, hoje meio-campo do Grêmio, ao lado do Tcheco.

Voltando ao assunto Palmeiras...

Reparem uma coisa: O Palmeiras jogou contra o lanterna do campeonato com 3 zagueiros e dois volantes de marcação. Quando os laterais avançavam, alguém teria que encostar neles, pra tentar alguma tabela, criando assim, uma jogada de linha de fundo. Mas isso não acontece no Palmeiras, pois, quem deveria fazer isso seria um "camisa 10", que no time alvi-verde chama-se Diego Souza. Mas, o que o técnico manda fazer? Faz com que Diego Souza vá para a área, transformando-o em 3° atacante. Portanto, como o lateral não tem com quem tabelar, ou ele volta a bola para a defesa, ou ele faz o cruzamento da própria intermediária, até porque, dentro da área haverá 3 atacantes!

Mas dirão, "ah, isso é muito bom! É uma jogada que dá certo!". Eu sei que dá certo! Mas acaba se tornando a única jogada do Palmeiras: após o cruzamento da intermediária acontece 1) Algum jogador palmeirense cabeceia a bola em direção ao gol; ou 2) algum palmeirense pega essa bola de costas pro gol, fazendo a função de pivô e tocando pra quem vem de trás (vide 1° tento alvi-verde contra o Sport, ontem); ou 3) A zaga adversária corta (o que acontece com mais frequência e acontecerá ainda mais, graças a previsibilidade do time do Muricy Ramalho).

O São Paulo sagrou-se tricampeão brasileiro jogando dessa forma, pois os jogadores eram compatíveis com esse tipo de jogo. O Palmeiras não! Por isso o time vem fracassando.

Eu acho o Muricy um péssimo treinador? Não! Mas acho que ele deve montar um time de acordo com o que ele tem em mãos, não dar o mesmo padrão tático pra jogadores de características diferentes...

Senão fica parecendo treinador de Winning Eleven... rsrs

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário