segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O medo de perder


Há pouco tempo ouvi a seguinte frase: "O medo de perder tira a vontade de ganhar". E foi exatamente isso que aconteceu ontem no abarrotado Mineirão.

Quando um amigo atleticano me disse que o Atlético/MG entraria em campo com Renan e Jonílson como volantes, eu fui categórico: "Vocês vão perder esse jogo!". E a razão é muito simples: como eu já citei aqui no blog, o ponto forte do Galo são seus volantes. A velocidade e a função de elemento surpresa do Serginho (ou Márcio Araújo) sempre foram os motivos de bons jogos e vitórias da equipe atleticana.

Mas eu pergunto: por qual motivo modificar um time, tirando dele um dos seus pontos fortes pra jogar com 2 jogadores exclusivamente de marcação? Pra marcar quem?

Ah, aí vão dizer: "Pô, vamo marcar o Pet e o Adriano, né?!"

Ok! São grandes jogadores e realmente fazem a diferença. Mas dentro de casa e com o estádio lotado, o Atlético tinha a OBRIGAÇÃO de ir pra cima! Não pode-se confundir respeito com medo e foi justamente isso que o Galo fez.

O Flamengo veio à campo com 3 homens de marcação: Maldonado, Willians e Airton. E com razão! Afinal, só Kamikazes veem ao Mineirão e partem pra cima do adversário, seja ele Atlético ou Cruzeiro. A chance de se dar mal é enorme!

Com Jonílson, Renan, Corrêa e Ricardinho, o meio campo do Galo ficou lento e previsível. E isso só facilitou a vida dos flamenguistas. Com bons jogadores na marcação, não deixaram Ricardinho e Correa jogarem. Simples, né?! Seguraram o Léo Moura para bloquear as subidas do limitado Thiago Feltri e está feita a vitória do Flamengo.

O Pet continua o mesmo: pega poucas vezes na bola, mas quando o faz... não se esqueçam que o escanteio do primeiro gol surgiu de um lançamento de Petkovic para Zé Roberto, que chutou e Carini espalmou pra fora.

E que cobrança de escanteio! Gol olímpico, no primeiro pau e no ângulo! Coisa pra poucos, pouquíssimos!!!

Bem, Celso Roth chegou com muita desconfiança da torcida, arrumou o time e o levou para o G4 com méritos. Um dos méritos foi ter descoberto um meio campo rápido e aguerrido. Mas o medo de perder o fez modificar a forma de jogar que deu certo durante todo o campeonato e, com isso, cair uma posição na tabela.

Título? Agora eu já acho muito difícil... O Atlético/MG ainda tem dois grandes adversários: Internacional e Palmeiras. Mas a vaga na Libertadores ainda está disponível e o Galo tem tudo para conquistá-la! Desde que não tenha mais medo de perder...

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Érico!

    Meu querido amigo,vc sabe do meu amor pelo tricolor e já sabemos quem levará o título.Não?
    Ficarei feliz!
    Concordo com sua opinião.O Granizé querido teve medo de vencer.
    Contudo,uma coisa me questiono:Por que Carlos Albeto e Interia?
    Por que?Por que?
    kkkkkkkkkkkkkkk

    Beijão e responde meu recado no orkut!

    Carol

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,
    Concordo plenamente com tudo o que disse, mas a minha opinião é, o Roth, às vezes, parece "sem inteligência", só que ainda acredito em algo maior.
    Beijos, e avisa a galera do churrasco, arruma tudo direitinho.
    Até mais!

    ResponderExcluir