domingo, 13 de dezembro de 2009

Esporte x Drogas


O caso já tem alguns dias, mas não pode deixar de ser comentado. O atacante Jobson, que atuou pelo Botafogo nesse Campeonato Brasileiro, foi flagrado pelo exame antidoping por suposto uso de cocaína.

Claro que haverá a contra-prova, mas é improvável que haja divergências entre os resultados. Caso esse fato seja comprovado, ele poderá ficar fora dos gramados por até 2 anos. E é aí que eu discordo.

Antes de ser jogador de futebol, esse rapaz é um ser humano. E deve ser tratado como tal. Não adianta afastar alguém de suas funções e deixá-lo parado, aguardando resultados de exames, vendo seu "futuro promissor" transformando-se numa incógnita, sendo questionado por torcedores e mídia.

Nínguém usa cocaína para melhorar seu desempenho num campo de futebol. O uso dessa substância o atrapalhará não só nas quatro linhas, mas, principalmente, na vida.

Portanto, nos casos em que o atleta fosse pego por uso de drogas, ele poderia ser afastado sim, desde que estivesse em tratamento numa clínica de reabilitação. Se a equipe médica não considerar o caso grave, a ponto de utilizar esse tipo de tratamento, o jogador poderia continuar participando de competições esportivas, mas, ao final de cada jogo, ele passaria novamente por exame antidoping, por um tempo pré-estabelecido pela justiça desportiva.

Não é justo privar alguém de trabalhar por tanto tempo. Não faz bem pro ser humano. E, nesse caso, tembém não faz bem pro esporte. Quem utiliza substâncias ilícitas precisa de ajuda, não de punição.

E essa ajuda deveria partir dos clubes e, principalmente, da CBF.

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Cara muito louco o que vc colocou na mesa agora. Posso dizer que dividimos a mesma opinião. Uma atitude de tirar o jogador do gramado por tanto tempo é o mesmo que empurra-lo para as drogas com mais intencidade. Vemos tantas campanhas do tipo: " não use dorgas, pratique esporte". Derepente o esporte "chuta" o cara por ele ter usado drogas? Era o momento de apoiarem o camarada, e mostrar o caminho pra sair desta vida, não joga-lo mais ainda dentro do buraco. O que se entende é que se ele usou drogas então deve se virar pra se livrar delas e depois quando não tiver mais este problemas, ai sim, pode voltar a jogar bola.
    Um abração
    Wanderson
    htt//:garagemdebrinquedos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu concordo plenamente, faço de suas palavras a minha, nao adianta afastar ninguém por tanto tempo, isso irá faze-lo aproximar mais das drogas!
    TODOS CONTRAS AS DROGAS ..
    abraço ai, e fica com Deus

    ResponderExcluir