sábado, 19 de dezembro de 2009

São Paulo 2010: muita estrela e pouca constelação?


Após anos jogando no famoso e incompreendido 3-5-2, parece que o São Paulo passará por uma transformação no elenco que possibilitará a tentativa de mudança no esquema tático do time em 2010.

Com a confirmação da chegada de Marcelinho Paraíba e as prováveis vindas de jogadores como Guiñazu e Cicinho, Ricardo Gomes poderá criar um time altamente equilibrado, independente do esquema a ser utilizado.

Vejamos:

3-5-2: Rogério Ceni; André Luiz (Renato Silva), André Dias e Miranda; Cicinho, Guiñazu, Hernanes, Jorge Wagner (Júnior César) e Marcelinho Paraíba; Dagoberto (Fernandinho) e Washington

4-4-2: Rogério Ceni; Cicinho, André Dias, Miranda e Júnior Cesar; Guiñazu, Hernanes, Jorge Wagner e Marcelinho Paraíba; Dagoberto (Fernandinho) e Washington.

Claro que isso é uma PROBABILIDADE do que viria a ser o SPFC 2010.

O São Paulo também poderia jogar num 4-3-1-2, colocando o Jean na vaga de JW ou MP, ficando com um trio de volantes dignos de respeito, ou seja, pegador e com uma excelente saída de bola.

Mas, para que tudo isso transforme-se num time, não somente num amontoado de jogadores, Ricardo Gomes precisa trabalhar e muito! E não só na parte tática e técnica.

Percebe-se, por exemplo, que Jean e Richarlyson perderiam lugar entre os 11 titulares, o que poderia gerar algum mal-estar entre os atletas. O técnico tem que gerenciar isso da melhor forma possível, pra que todos realmente sintam-se parte do mesmo elenco, sem ciúmes e rixas.

O São Paulo PRECISA aprender a jogar sem 3 zagueiros. Não tenho nada contra esse esquema tático, mas a equipe precisa variar jogadas e apresentar variações táticas dentro da mesma partida. Reparem uma coisa. O São Paulo joga da mesma maneira sempre, independente se estiver ganhando de 3x0 no Morumbi ou perdendo de 5x0 na Bomboneira.

Mas, pra isso acontecer, Miranda e André Dias tem que reaprender a jogar com 4 homens na defesa. Eles sabem? Com certeza! Mas acostumaram-se a jogar com 3 defensores. Por isso que esse esquema persiste desde 2004.

Outra coisa importantíssima: O São Paulo disse que daria mais chances para jogadores da base em 2010. Sérgio Mota, Wellington, Henrique e Oscar aguardam ansiosamente essa chance, mas, com os jogadores que estão chegando ao Morumbi, não vejo lugar para esses atletas iniciarem de vez suas vidas como jogadores profissionais.

E isso já começa a causar problemas: Oscar, tido como a grande promessa do clube, arrumou uma brecha na lei pra conseguir a recisão de contrato. E não existe outro motivo pra isso que não seja a falta de oportunidade para garotos da base.

O empresário chega no garoto e diz: "Você está vendo? Estão trazendo X, Y e Z e você continua encostado. Dizem que vão te dar chance, mas continuam trazendo outros jogadores antes de te darem uma oportunidade."

E é claro que o menino vai querer mostrar seu futebol em outro clube! Pode ser um tiro pela culatra? Pode! Ele pode chegar em outro clube e não dar certo, talvez pela imaturidade, pela mudança de ambiente, etc. Mas e se der certo? Foi um grande ganho na vida do jogador e falta de coragem e ousadia do clube, por não confiar nos jogadores criados em Cotia.

O São Paulo 2010 é uma incógnita. Tem tudo pra ter um grande elenco, mas, devido a problemas táticos e/ou extra-campo, pode não criar um grande time, gerando assim, mais um ano de muita expectativa e nenhum título.

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. Amigo!

    Vim lhe agradecer pelo delicioso churrasco,pela recepção simpática da sua família,e sua vovó que é uma fofa.

    Foi muito bom reencontrar todos os queridos.

    Desejo um feliz natal repleto de amor e paz e um 2010 cheio de sonhos realizados.
    Fique com Deus!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. De esquema de jogo não entendo muito, mas de amizade nós todos entendemos, então também gostaria de agradecer, o churrasco foi legal e rever vocês foi o máximo.
    Beijos

    ResponderExcluir